SPORT VISEU E BENFICA

O Sport Viseu e Benfica foi criado em 1 de Agosto 1924, tendo sido sócio fundador da Associação de Futebol de Viseu e da Associação de Desportos de Viseu. Começou por ter o nome de Sport Lisboa e Viseu - o "Lisboa e Viseu", até todas as filiais do Sport Lisboa e Benfica adotarem a mesma designação. Nessa época existiam em Viseu vários clubes: Grupo União de Futebol, Sport Ribeira Viriato, que foram extintos e o Clube Académico de Futebol (Académico de Viseu) e o Lusitano Futebol Clube (Lusitano de Vildemoinhos), ainda em atividade.

A história do clube começou em 1924 quando os Galitos de Aveiro desafiaram os visienses para uma partida de futebol. Sob a égide de Edmundo de Oliveira, do então Grupo União de Futebol, e de Abel Leonídio, do Sport Ribeira Viriato, foi criada uma seleção dos melhores de Viseu para defrontarem os aveirenses, sendo a bola, os equipamentos e balneários disponibilizados por ambos os clubes. A meio do amador estágio e sem razão aparente, as direções do União e do Ribeira Viriato cortaram o apoio aos selecionados, ficando estes sem meios de continuar a preparação para aquele que seria um dos primeiros dérbis da zona centro. A revolta instalou-se entre os jogadores e foi no Café Avenida que o então jogador e alferes António Carlos lançou a ideia de criar um novo clube na cidade de Viseu.

Nascia assim, em 1 de Agosto de 1924, o Sport Lisboa e Viseu, que mais tarde daria lugar ao atual Sport Viseu e Benfica, a filial número 3 do Sport Lisboa e Benfica.

FILIAÇÃO AO BENFICA E ASCENSÃO

Em 1957/58, o Sport Viseu e Benfica conquistou o seu primeiro grande título, vencendo o Campeonato Distrital de Viseu. Este sucesso marcou o início de uma trajetória de ascensão que culminou na promoção à 2.ª Divisão Nacional em 1976/77.

ANOS DOURADOS E PRESENÇA NACIONAL

As décadas de 60 e 70 foram de ouro para o clube, com figuras emblemáticas como António Simões, Rui Caçador e José Leal a deixarem a sua marca na história do Sport Viseu e Benfica. Durante este período, o clube consolidou-se na 3.ª Divisão Nacional, alcançando resultados notáveis.

DECLÍNIO E RECOMEÇO

Os anos 80 e 90 foram marcados por um declínio desportivo, que levou o clube a regressar às divisões distritais. No entanto, em 2004, o Sport Viseu e Benfica ressurgiu, voltando às competições nacionais, renovado e com novos objetivos.

PRESENTE E FUTURO

Hoje, o foco do clube reside na formação de jovens talentos, continuando a honrar a sua rica história desportiva. O Sport Viseu e Benfica é mais do que um clube, é um símbolo da cidade de Viseu e uma referência de resiliência, ambição e paixão no desporto.

ALGUNS MARCOS HISTÓRICOS

  • 1924: Fundação como Sport Lisboa e Viseu
  • 1938: Adoção do nome atual, Sport Viseu e Benfica
  • 1957/58: Conquista do Campeonato Distrital de Viseu
  • 1976/77: Promoção à 2.ª Divisão Nacional
  • 2004: Ressurgimento e regresso às competições nacionais

FIGURAS EMBLEMÁTICAS

  • António Simões: Jogador marcante dos anos 60 e 70
  • Rui Caçador: Jogador marcante dos anos 60 e 70
  • José Leal: Jogador marcante dos anos 60 e 70

O Sport Viseu e Benfica continua a escrever a sua história com orgulho, inspirando gerações de atletas e adeptos, e preservando o seu legado no desporto viseense.

Um website emjogo.pt